SOBRE O AUTOR

ANDRÉ FACCAS é um publicitário, geek da safra de 1983, nascido em Santos, mas cujo escritório não é nada praia. Mas quase, já que a Gibiteca é no jardim da praia.

Mas para entender isso, temos que dar um passo para trás. Aprendeu a ler com quadrinhos, incentivado pelo pai, Célio Faccas, e pelo dono da banca que ficava em frente a padaria onde o seu Célio tomava a sua cervejinha com os amigos. Era tanta cervejinha que deu tempo para o André aprender até a ler em inglês.

Pena que não durou muito e o seu Célio nos deixou cedo demais. Mas não sem deixar um legado nerd imenso para o seu herdeiro: filmes do James Bond, seriados de Sci-Fi e Tokusatsu, livros de história e ciência, corridas de Fórmula 1, o futebol do Corinthians, os já citados quadrinhos e os jogos.

Ah, os jogos.

Meados dos anos 90, em uma das suas idas a banca, o André descobriu uma revista chamada Dragão Brasil, com um desenho que ele gostava na capa: SWAT CATS. Comprou, achando que eram histórias. Era mais que isso. Era a possibilidade de criar histórias e viver aventuras inimagináveis. Isso abriu seus olhos para um mundo maior.

O mundo do RPG.

Chegamos à Gibiteca, que nessa época era o habitat natural do jovem Faccas, que ficava por lá toda vez que a mãe ia caminhar na praia. La havia uma coleção de Dragão Brasil. Mas tinham mais coisas: uma coleção de GURPS, AD&D e o Mundo das Trevas da White Wolf, todos devidamente devorados. Nas bancas, chegava um sistema chamado 3D&T e um cenário chamado Tormenta e...

Bem, vocês devem imaginar o resto.

Mas não tem ideia do que o RPG trouxe. Trouxe amigos. Trouxe sociabilidade. Trouxe exercícios para a lógica e para a matemática. Estimulou a imaginação para redações, apresentações, desenhos, carreira. Trouxe mais conexões, mais entendimento. Trouxe empatia para entender e se relacionar melhor. Trouxe até sua carreira como publicitário e hoje, não consegue imaginar a vida sem esse jogo. Por isso, este livro.

Talvez seja a forma que agradecer tudo de bom que eu ganhei na vida. Uma forma de espalhar as mesmas experiências positivas que um jogo narrativo trouxe a minha vida. Espero que o LudoSystem traga para você bons momentos, assim como trouxe para mim.